segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Sobre Quebra-cabeças

Obrigado pelas pessoas, e pelo perdão. Obrigado pelos programas de TV toscos. Obrigado pelos inúteis objetos que se dizem tão úteis, como é de se esperar...


Quebra-Cabeças são, geralmente, jogos interessantes que visam que você os solucione o mais breve possível. Existem os quebra-cabeças onde milhares de pecinhas são montadas para formarem uma imagem, ou os que são cubos, esferas, triângulos, pirâmides, metal retorcido... Todos querem ser solucionados.
Mistérios são chamados de Quebra-Cabeças, uma expressão formada por duas palavras e que pode se tornar um pesadelo, uma paixão ou um lazer. Em meu caso, as três coisas juntas.
A maior alegria surge quando vemos o mistério do Quebra-Cabeça solucionado, se estendendo diante de nós. "Consegui" você pensa. E imediatamente sente saudades de quando ainda tentava resolver o mistério. 
Nossa vida é um grande mistério, um suspense, um Quebra-Cabeça. Cada solução ou decisão que tomamos é uma pequenina parte resolvida. E quando nosso quebra-cabeça se resolve, nossa vida chega ao fim. O último grande mistério a ser enfrentado é a morte. A última peça para terminarmos nosso quebra-cabeça.
E ao terminá-lo, sentimos saudades de quando estávamos resolvendo-o.

Que saudade de quando encaixava minhas primeiras peças...

1 comentários:

Paty Pondian, Livros e discussões sobre eles. disse...

André, não posso dizer o mesmo, não tenho saudades nenhuma de quando encaixava as primeiras peças, prefiro as de agora!